O pluviômetro como uma ferramenta didática
Prender a atenção dos alunos em sala de aula tem se tornado uma difícil tarefa, devido à quantidade de informações que eles têm acesso a todo tempo através das diversas tecnologias que estão cada vez mais acessíveis a eles. Procurando contornar este problema e buscando fazer com que o aluno compreenda melhor os conteúdos apresentados em sala de aula, a construção de um pluviômetro vem sendo uma proposta pedagógica desenvolvida na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) – UERJ, no curso de licenciatura em geografia, pela professora Flávia Lopes com turmas de Climatologia, com a intenção de ensinar aos estudantes sobre a dinâmica do tempo local de maneira mais didática, tentando despertar o interesse do aluno. Em entrevista à BV em dia, a professora Flávia Lopes explicou a importância desta proposta pedagógica: “A utilização de pluviômetro pet como recurso no processo de ensino-aprendizagem da Climatologia se torna importante quando permite ao aluno o monitoramento