O pluviômetro como uma ferramenta didática

Prender a atenção dos alunos em sala de aula tem se tornado uma difícil tarefa, devido à quantidade de informações que eles têm acesso a todo tempo através das diversas tecnologias que estão cada vez mais acessíveis a eles.

Procurando contornar este problema e buscando fazer com que o aluno compreenda melhor os conteúdos apresentados em sala de aula, a construção de um pluviômetro vem sendo uma proposta pedagógica desenvolvida na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) – UERJ, no curso de licenciatura em geografia, pela professora Flávia Lopes com turmas de Climatologia, com a intenção de ensinar aos estudantes sobre a dinâmica do tempo local de maneira mais didática, tentando despertar o interesse do aluno.
Em entrevista à BV em dia, a professora Flávia Lopes explicou a importância desta proposta pedagógica:

“A utilização de pluviômetro pet como recurso no processo de ensino-aprendizagem da Climatologia se torna importante quando  permite ao aluno o monitoramento diário da chuva, de forma simples, barata e eficiente, o que poderá contribuir para uma melhor compreensão dos elementos atmosféricos e sua influência no cotidiano do próprio aluno.” (Flávia Lopes)

O Pluviômetro (pluvio = nuvem carregada de chuva + metro = medida) é um instrumento utilizado para medir a quantidade de chuva em milímetros dentro de um determinado período de tempo. Ele serve para uma melhor conhecer o clima local, além de monitorar as chuvas, o que pode ser útil na prevenção de tragédias, como ocorreu em Xerém em Janeiro de 2013, onde as enchentes deixaram um rastro de perdas e danos à população local. 
“O monitoramento das chuvas com pluviômetro pet pode contribuir para uma melhor percepção ambiental do aluno, à medida que as observações feitas no próprio pluviômetro, em conjunto com as características do tempo meteorológico e o conteúdo trabalhado em sala de aula ajudam de forma integrada na compreensão da dinâmica do clima local, que pode ser uma importante aliada na prevenção e minimização de perdas humanas e materiais.” (Flávia Lopes)

O pluviômetro pode ser construído junto aos alunos com materiais recicláveis. São utilizados: 2 garrafas pet lisas, fita isolante transparente, régua, caneta marcadora permanente , tesoura, seringa sem agulha (para a calibragem do pluviômetro), arame e estaca de madeira com aproximadamente 1,5 m (para fixar o pluviômetro de forma suspensa na posição vertical)





Pluviômetro na FEBF(UERJ)


Pluviômetro na FEBF(UERJ)


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