O pluviômetro como uma ferramenta didática
Prender a atenção dos alunos em
sala de aula tem se tornado uma difícil tarefa, devido à quantidade de
informações que eles têm acesso a todo tempo através das diversas tecnologias que
estão cada vez mais acessíveis a eles.
Procurando contornar este
problema e buscando fazer com que o aluno compreenda melhor os conteúdos
apresentados em sala de aula, a construção de um pluviômetro vem sendo uma
proposta pedagógica desenvolvida na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
(FEBF) – UERJ, no curso de licenciatura em geografia, pela professora Flávia
Lopes com turmas de Climatologia, com a intenção de ensinar aos estudantes sobre
a dinâmica do tempo local de maneira mais didática, tentando despertar o
interesse do aluno.
Em entrevista à BV em dia, a professora Flávia Lopes explicou a importância desta proposta pedagógica:
Em entrevista à BV em dia, a professora Flávia Lopes explicou a importância desta proposta pedagógica:
“A
utilização de pluviômetro pet como recurso no processo de ensino-aprendizagem
da Climatologia se torna importante quando permite ao aluno o
monitoramento diário da chuva, de forma simples, barata e eficiente, o que
poderá contribuir para uma melhor compreensão dos elementos atmosféricos e sua
influência no cotidiano do próprio aluno.” (Flávia Lopes)
O Pluviômetro (pluvio = nuvem carregada
de chuva + metro = medida) é um instrumento utilizado para medir a
quantidade de chuva em milímetros dentro de um determinado período de tempo.
Ele serve para uma melhor conhecer o clima local, além de monitorar as chuvas,
o que pode ser útil na prevenção de tragédias, como ocorreu em Xerém em Janeiro
de 2013, onde as enchentes deixaram um rastro de perdas e danos à população
local.
“O monitoramento das chuvas com pluviômetro pet pode contribuir para
uma melhor percepção ambiental do aluno, à medida que as observações feitas no
próprio pluviômetro, em conjunto com as características do tempo meteorológico e
o conteúdo trabalhado em sala de aula ajudam de forma integrada na compreensão
da dinâmica do clima local, que pode ser
uma importante aliada na prevenção e minimização de perdas humanas e
materiais.” (Flávia Lopes)
O pluviômetro pode ser construído
junto aos alunos com materiais recicláveis. São utilizados: 2 garrafas pet
lisas, fita isolante transparente, régua, caneta marcadora permanente , tesoura, seringa
sem agulha (para a calibragem do pluviômetro), arame e estaca de madeira com aproximadamente 1,5 m (para fixar o pluviômetro de forma suspensa na posição vertical)
Pluviômetro na FEBF(UERJ)
Pluviômetro na FEBF(UERJ)
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