CARTA DA ASSEMBLÉIA DA ASSOCIAÇÃO DA FEIRA DA ROÇA DE NOVA IGUAÇU (A.F.E.R.N.I)


Nova Iguaçu, 28 de janeiro de 2013.

Ilmo. Sr. Luiz Antunes
Secretário Municipal de Defesa Civil e Ordenação Urbana de Nova Iguaçu

Nós, agricultores familiares de Nova Iguaçu e artesãos associados ao Fórum Popular de Economia Solidária de Nova Iguaçu (FPES), presentes na assembléia ordinária do dia 28 de janeiro de 2013, debatemos sobre a situação de impedimento de funcionar a Feira da Roça de Nova Iguaçu desde o dia 02/01/2013.
Há seis anos a Feira da Roça de Nova Iguaçu vem funcionando na Praça Rui Barbosa, com autorização da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.  A Feira da Roça de Nova Iguaçu, mobiliza cerca de 50 famílias de agricultores e artesãos, que proporcionam para a sociedade de Nova Iguaçu um artesanato e um produto agrícola de qualidade, cujo cultivo é feito sem o uso de agrotóxicos e adubos químicos e cultivados no próprio município.
Neste sentido, as 56 pessoas presentes nesta assembléia, entre associados da AFERNI e representantes dos movimentos sociais, vem por meio desta manifestar o desejo de ter garantido o direito adquirido ao longo destes seis anos que possibilita ofertar e comercializar a sua produção originada do artesanato local e do cultivo da terra.  Este direito consiste em manter em pleno funcionamento a feira da roça às 4ª feiras, no horário de 08h00 as 17h00.
Para este fim, decidimos nesta assembléia delegar a comissão composta pela Diocese de Nova Iguaçu, Bispo Dom Luciano Bergamini, pela coordenação da AFERNI, Luiz Fernando de Jesus e Maria Auxiliadora e pelo representante do FPES, Rogério Gomes de Paiva, para dialogar com Vossa Senhoria, possíveis soluções para resolver o impasse causado pelo impedimento, e saber da resposta aos documentos encaminhados anteriormente, que foram devidamente protocolados na Prefeitura Municipal, no dia 28/12/2012 e 16/01/2013.

Sem mais para o momento, agradecemos.

A BV em DIA deixa registrado o seu apoio aos agricultores familiares e artesãos da região de Nova Iguaçu, que adquirem o seu sustento  através de um  TRABALHO justo e honroso. Infelizmente em nosso país TRABALHO  é um atribuo que se aplica a uma parcela quase que nula de nossos políticos. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Queimadas e estiagem na região do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu

20 de novembro é dia Nacional da Consciência Negra