Pelo terceiro ano consecutivo a falta de assistência governamental e de estruturas para contenção de enchentes trazem mortes, perdas materiais e destruição aos menos favorecidos.


Duque de Caxias4   janeiro 2013

 Desolação, esse é o sentimento que toma conta dos moradores da região de Xerém. Assim como foi no morro do BUMBA e na região Serrana, mais um desastre (anunciado) acontece no estado do Rio de Janeiro, e dessa vez a cidade Xerém que se localiza no município de duque de Caxias foi a mais afetada. 


                                                          Localização da cidade Xerém   
                                                                             Fonte Globo (G1)

  Devido a forte chuva que caiu na madrugada do dia 03 de Janeiro os rios Capivari e Saracuruna, que passam pela região, transbordaram rapidamente dando origem a vários pontos de alagamentos na localidade. Em menos de 24 horas o volume de chuva chegou a 212 mm. O problema também se agravou em razão do acúmulo de lixo, pois há meses Duque de Caxias vem sofrendo com uma coleta de resíduos desordenada e ineficaz.


                                                      Transbordamento do rio Capivari 
                                                                         Fonte: Caxias Digital



De acordo com Silva Costa (secretário municipal de Defesa Civil), ocorreu um fenômeno chamado de Cabeça d’água (chuva torrencial que cai em um determinado lugar, principalmente em serras, e aumenta o nível de água, podendo provocar uma enchente), que levou consigo uma grande quantidade de terra, árvores e rochas que alcançaram as casas que foram construídas a beira do rio. Os bairros mais atingidos de Xerém são: Café Torrado, Pedreira, Cristóvão e Pocilga. 

Ainda não há informações precisas a respeito do número de desalojados, mas todos os moradores que precisaram sair de casa estão sendo levados para abrigos.


                                         Morador tenta recuperar pertences pessoais 
                                         Fonte: www.jb.com.br


Outro Grande Problema

Além do grande número de desalojados pelas chuvas desta quinta-feira (3), diversos animais também foram afetados pela enchente. Cachorros e gatos foram deixados para trás, e se encontram vagando pelas ruas de Xerém. Os bichinhos estão sendo levados para uma igreja no bairro da Mantiqueira que está funcionando como abrigo.


 
                                                        Gatos e cachorros tentam se refugiar em casas
                                                        destruídas pelas chuvas - Fonte: PORTAL R7



                                            Este Jabuti foi encontrado embaixo de uma 
                                                           retroescavadeira - Fonte: Portal R7
   


Até quando vamos permitir que tragédias desse tipo possam continuar ocorrendo? De certa forma a nossa negligência perante as autoridades governamentais, é uma das principais responsáveis pela catástrofe do morro do bumba, pelo desastre da Região Serrana e agora por essa desgraça que assola mais uma vez a Baixada Fluminense. 
E enquanto inúmeras pessoas tiveram suas vidas levadas por água abaixo, José Genoíno tomava posse como deputado federal e dizia se sentir "confortável" com essa nova posição. 

 Definitivamente, a mudança está nas mãos do povo, mas parece que ainda não enxergamos isso, e enquanto a novela das oito for mais importante do que a conduta dos políticos brasileiros, infelizmente vamos continuar sofrendo dos mesmos males. 

Brasil um país abençoado por Deus, Bonito por natureza e jogado à corrupção!

Comentários

Marcelo disse…
Infelizmente a baixada está jogada as moscas!

Postagens mais visitadas deste blog

Queimadas e estiagem na região do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu

20 de novembro é dia Nacional da Consciência Negra