25 anos de vazamento do navio Exxon Valdez

Mancha de óleo na região do Estreito de Prince William 16 dias após o derramamento - Foto: © AP Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/meioambiente/vazamento+do+exxon+valdez+faz+21+anos/n1237587272742.html


Para realizar atividades de extração de petróleo, é necessário um cuidadoso planejamento de ações, ainda mais se tratando dessas atividades serem realizadas em ambientes frágeis e extremos, a exemplo do Ártico.
                A BV em Dia chama a atenção para os 25 anos do vazamento de óleo do navio Exxon Valdez, que ocorreu em 24 de março de 1989. O acidente ocorreu na madrugada do dia 24 após o choque do navio com recifes, onde seu casco se rompeu, liberando 40 mil toneladas de óleo na costa dos Estados Unidos. Abaixo podemos observar no mapa a área de alcance do vazamento.

Área de alcance do vazamento de óleo do navio Exxon Valdez no Alasca.

O acidente causou muitos danos socioambientais à região afetada, como a morte de animais como lontras, aves marinhas, baleias entre outros, a poluição do mar, que causou muitos danos até mesmo econômicos às comunidades locais. Atualmente, pesquisas feitas nos locais comprovam a existência de substâncias poluidoras derivadas do vazamento na região, o que ainda prejudica a vida local e que pode gerar consequências negativas em longo prazo.

Ave suja de óleo logo após o acidente do Exxon Valdez, em 1989 - Foto: © AP Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/meioambiente/vazamento+do+exxon+valdez+faz+21+anos/n1237587272742.html


Baleia morta pelo óleo do navio Exxon Valdez, no Alasca.

Devido aos danos causados ao Meio Ambiente, a empresa ExxonMobil pagou indenizações diretas às pessoas afetadas pelo vazamento, paga todo mês um valor ao governo do Alaska por danos comerciais à sua economia, além de gastar bilhões com recuperação e limpeza do golfo e pesquisas locais. Esse não foi o primeiro nem o último acidente em relação à produção de petróleo no mar. Essas atividades existem a mais tempo do que imaginamos, comprovando que as técnicas utilizadas para extração não são seguras o suficiente e muito menos preventivas. Abaixo seguem duas tabelas, que mostram e comparam os maiores acidentes internacionais em plataformas de petróleo.




Mesmo com o ocorrido, atualmente a ExxonMobil e a empresa russa Rosneft, duas das maiores empresas petrolíferas do mundo, tem um projeto de exploração no Ártico Russo, o que mesmo com a revisão de suas práticas e adoção de procedimentos mais seguros, colocaria em risco a fauna e flora locais, pois o ambiente Ártico tem um clima severo e de extrema dificuldade de recuperação ambiental.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Queimadas e estiagem na região do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu

20 de novembro é dia Nacional da Consciência Negra