IV Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente – CNIJMA




A BV em Dia convida todas as escolas da Baixada Fluminense para participarem dos preparativos da IV Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente – CNIJMA, promovida pelos Ministérios da Educação (MEC) e do Meio ambiente (MMA).

A CNIJMA tem como tema principal o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades tendo como ponto de partida o desenvolvimento de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora. É realizada através de encontros e diálogos que visam debater questões como: meio ambiente, cidadania e educação, sendo relevante a participação de toda sociedade.

Um dos objetivos é chamar a atenção de estudantes, professores, juventude e comunidade para o desafio de se construir uma sociedade brasileira consciente ambientalmente. Mais do que cobrar ou exigir medidas do governo, a CNIJMA busca assumir o compromisso com a construção de uma "sociedade justa e sustentável" com responsabilidades e ações que visem atender às necessidades sociais e ambientais de nosso país.

A presença das escolas é fundamental para o desenvolvimento desta conferência, pois é a partir da reflexão feita nos debates que são construídas coletivamente as etapas necessárias para formação de uma Política Nacional de Educação Ambiental eficaz e ao alcance de toda a população.



Participação de Escolas e Comunidade


A participação na Conferência é um estímulo para que as escolas possam incluir o tema ambiental no seu projeto pedagógico, pois a baixada é uma região que ao longo do tempo vem sofrendo com os diversos impactos sociais e ambientais causados pelo descaso governamental e pela atuação do grande empresariado. A Vulnerabilidade e a falta de opção das camadas menos favorecidas da população, e a ausência de serviços fundamentais como a coleta de lixo e saneamento básico e as precariedades na saúde e na educação são grandes exemplos de tal descaso.

Ao se trabalhar com a Educação ambiental o professor proporciona ao aluno a criação de um pensamento crítico- reflexivo quanto ao seu espaço de vivência e de atuação. E a participação das escolas na IV CNIJMA é uma ótima oportunidade para todos os alunos, professores e comunidades fluminense de se conscientizarem e entenderem a importância do meio ambiente em nossas vidas.

A nossa atuação é essencial para que as desigualdades socioambientais que prevalecem no espaço da baixada fluminense possam ser minimizadas, e a escola é uma das pontes mais importantes para que se possa alcançar uma real mudança.

A IV Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente será realizada em âmbito nacional nos dias 25, 26, 27, 28 e 29 de Novembro. As escolas que desejam participar podem se cadastrar até o dia 07 de setembro através do site:  http://conferenciainfanto.mec.gov.br/






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Queimadas e estiagem na região do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu

20 de novembro é dia Nacional da Consciência Negra