Plano Diretor
Atualmente cerca de 80% da população brasileira vivem nas cidades (Censo 2000, do IBGE), mas só uma pequena minoria usufrui de boas condições de moradia, saúde, transporte, e educação básica e regular. 
 
Como podemos mudar essa triste realidade?
Você por acaso já ouviu falar em Plano Diretor?

Na BV em Dia desta semana vamos entender o que é o Plano diretor de uma cidade e como a participação popular é importante na transformação das desigualdades que tanto nos assolam.

O que é plano diretor:
O plano diretor é uma lei municipal, um documento que garante o direito de participação da população nas decisões e na organização estrutural da cidade, (o acesso ao transporte, ao trabalho, ao lazer, condições de moradia) refletindo os desejos de seus moradores por uma melhor qualidade de vida. O plano é elaborado pela Prefeitura Municipal em trabalho associado aos representantes da comunidade, buscando com isso o bem estar da coletividade.
Na cidade de Duque de Caxias, o Plano Diretor foi estabelecido em 31 de outubro de 2006 onde o seu principal objetivo é: “promover o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade e o uso socialmente justo e ecologicamente equilibrado do território, de forma a assegurar aos habitantes condições de bem estar e segurança”.
A participação popular é de extrema importância para uma boa execução do plano diretor de qualquer cidade, e você internauta e todos os moradores de sua região podem cooperar através de audiências públicas (reuniões de debates convocados pelo poder público) que são abertas à participação da comunidade, que é a forma de participação direta da população, realizada por plebiscitos, projetos de lei, onde o documento deve estar acompanhado de 5% de assinaturas dos eleitores do município, através de conferências realizadas pelo governo, mobilizando toda a população com objetivo de tratar assuntos de interesses coletivos, entre outras formas.

Conheça o plano diretor e faça parte da organização da sua cidade!

Comentários

Anônimo disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Mariana disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Mariana disse…
Quais são os instrumentos utilizados para a organização do espaço urbano?

Para a organização do espaço urbano se prevê os “instrumentos urbanísticos”, que são eles: O Estudo do Impacto de Vizinhança (EIV); A transferência do Direito de Construir; Da Outorga Onerosa do Potencial Construtivo; Do Parcelamento , Edificação e Utilização Compulsória e do Consórcio imobiliário; Das Operações Urbanas; Do Imposto Territorial Progressivo e das isenções de impostos; Do Direto de Preempção.
Destes destacamos o “EIV”, que aborda sobre os grandes equipamentos públicos ou privados que possam ou interferem significativamente no espaço urbano ou no meio natural circundante. E destacamos também as operações urbanas, que é o conjunto integrado de intervenções de medidas a serem coordenadas pelo poder público, com a participação de recursos da iniciativa privada ou em convênios com outros níveis entre o governo. Seu objetivo é alcançar transformações urbanísticas e estruturais da cidade.
O “instrumento urbanístico” está previsto no Título V, do plano diretor de Duque de Caxias.
Mariana disse…
O que é CONCIDADE ?

CONCIDADE é o Conselho Municipal de Desenvolvimento da Cidade de Duque de Caxias. O conselho tem como objetivo auxiliar no planejamento do Plano Diretor e ele vai envolver vários setores da sociedade, tais como: a secretaria do governo, a indústria, a universidade, a associação dos moradores de Duque de Caxias, os movimentos sociais, os sindicatos e a câmera municipal.
O CONCIDADE está previsto no título VI do Sistema de Planejamento Territorial e Urbano, presente no plano diretor de Duque de Caxias.

Postagens mais visitadas deste blog

Queimadas e estiagem na região do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu

20 de novembro é dia Nacional da Consciência Negra