O dia da Baixada foi "comemorado" com o vazamento de gases na REDUC




            No dia 30 de Abril de 2014, foi registrado mais um acontecimento na Refinaria de Duque de Caxias (REDUC). ÀS 5: 45 da madrugada de quarta feira devido à uma manutenção na termoelétrica que fornece energia para a refinaria, houve um interrompimento no fornecimento de energia para a REDUC e essa foi a principal causa do vazamento de gases observados em parte do Estado do Rio de Janeiro durante todo o dia. Por medida de "segurança", técnicos da refinaria  optaram por queimar os gases e líquidos tóxicos evitando sobrecarga de pressão nos equipamentos da refinaria, devido à falta de energia.

         O Instituto Estadual do Ambiente (INEA) informou que irá autuar a Petrobras, contudo o mesmo órgão assegurou que o vazamento não afetou a saúde da população próxima à REDUC, embora os moradores locais tenham sido os primeiros a serem afetados devido à grande proximidade com o local do vazamento. Na Baixada, em alguns municípios se pode observar com maior incidência esse vazamento, como em Magé, Duque de Caxias e Nova Iguaçu.  No entanto uma intensa fumaça preta foi observada também neste dia em pontos do município do Rio de Janeiro, resultante do fator vento que ajudou a espalhar essas partículas por uma grande área.


         O vazamento liberou substâncias como: o Benzeno (que aumenta a possibilidade de desenvolvimento de câncer no sangue mesmo em quantidades mínimas), xileno (que pode causar dor de cabeça, irritação na pele, nos olhos, nariz e garganta, além de outros sintomas mais graves)  e tolueno (que afeta o sistema nervoso, central, rins e pele, gerando fadiga, sonolência, dores de cabeça e náuseas), com grande potencial tóxico e cancerígeno. O INEA observou em sua análise ao local a falta do vapor utilizado na queima das tochas, o que, por sua vez, gerou um monóxido de carbono também altamente prejudicial à saúde.




                
              O dano não foi tão sentido devido à uma ajuda do clima. A inversão térmica é um evento típico de dias mais frios, que fez com que o ar frio segurasse as substâncias numa camada superior da atmosfera, não ocasionando problemas de maiores intensidades.

            Mais uma vez a BV em Dia vem informar sobre problemas técnicos na REDUC, que se mostram recorrentes, deixando a desejar em muitos aspectos a segurança da própria refinaria, seus trabalhadores e principalmente da população. Friza-se ainda mais este fato, se tratando do dia do ocorrido ser o dia da Baixada Fluminense, região esta já marcada por grandes conflitos socioambientais causados pelas grandes indústrias que se localizam na região.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Queimadas e estiagem na região do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu

20 de novembro é dia Nacional da Consciência Negra