Diversidade ambiental ameaçada em Caxias – Bairro Parque Cristóvão Colombo




     O Bairro de Parque Cristovão Colombo fica localizado no município de Duque de Caxias, no distrito de Imbariê, e ainda preserva uma área considerável de Mata Atlântica, com sua fauna e flora. Conta os moradores que a bairro era uma fazenda de café e quando o ciclo do café acabou foi loteado e vendido. Os primeiros moradores enfrentaram muitas lutas até o lugar ficar como é atualmente. O bairro Parque Cristovão Colombo, é um exemplo de educação, conscientização e Meio Ambiente.

     A maior parte dos moradores tem conscientização da importância da Mata Atlântica que é respeitada e preservada, até porque não há serviço público de abastecimento de água no local e todos dependem de poços artesianos ou de fontes vindas da floresta. Porém, infelizmente, o bairro tem recebido muitos moradores novos que não dão muita importância à natureza, ainda assim, encontramos muitas árvores frutíferas como Jussara e até animais típicos da Mata Atlântica, como primatas, cachorro do mato e jaguatirica, além de inúmeras aves. Observa-se em muitos quintais pés de arvores frutíferas como: banana, mamão, limão, cacau, jaca, etc. 


          
    Árvore Frutífera Acerola                                  Cacau



Moradora local tirando água da nascente 


       A escola da comunidade trabalha a conscientização das crianças que, por sua vez, chamam a atenção dos moradores para a relevância e necessidade de preservação da Mata Atlântica. Dentro da comunidade, os alunos já realizaram trabalhos voluntários como coleta de lixo, ressaltando a preocupação com o meio em que vivem.
          No meio de tanta beleza, o Bairro Cristovão Colombo enfrenta um grande problema que ameaça os moradores e a natureza, que é a existência de uma pedreira. A mesma vem causando problemas há anos, relatam os moradores locais que antigamente, com o sistema de explosão, pedras voavam para todos os lados, quebrando telhados e até mesmo atingindo pessoas. Atualmente, a empresa responsável já trabalha com a técnica da implosão, mas ainda há um enorme desmatamento no local e muitos moradores, principalmente as crianças sofrem com problemas respiratórios.


Pedreira: Empresa de mineração Carneiro


      Por outro lado, a pedreira gera muitos empregos. Foi o dono desta que forneceu o material para construção da escola local, e a empresa é responsável pela maior parte da manutenção do bairro como o asfalto, a coleta de lixo, a limpeza dos rios, etc.
        Logo, todos torcem para que esta área verde seja preservada, assim como foi até os dias atuais, que tenha sempre água limpa, árvores frutíferas que ainda possam ser plantadas nos quintais das casas, e dependendo dos moradores a área continuará sendo mantida por muitos anos. 


Remanescente de Mata Atlântica, Bairro Cristóvão Colombo, Baixada Fluminense 

Comentários

Unknown disse…
Vcs tem telefone pra entra em contato quero saber ser vcs vende po de brita

Postagens mais visitadas deste blog

Queimadas e estiagem na região do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu

20 de novembro é dia Nacional da Consciência Negra