Encontros no Parque Nacional da Serra dos Órgãos: Comunidades do Mosaico Fluminense, congresso da APEDEMA RJ e Educação Ambiental

A BV em Dia convida a todos para um importante encontro que está ocorrendo essa semana nos dias 11,12 e 13 de Dezembro no Parque Nacional da Serra dos órgãos, que envolve discussões sobre conservação do meio ambiente, educação ambiental, famílias agricultoras e os principais conflitos atuais na região do Mosaico Central Fluminense. 


A área do Mosaico visa uma gestão integrada e participativa das diferentes unidades de conservação pertencentes ali. Por isso é de extrema importância reunir todos os atores sociais que convivem nesse meio e até mesmo a participação de outras instituições, para analisar conflitos e questões sócioambientais da região, que engloba não só municípios da Baixada Fluminense, como também da região serrana do Estado do Rio de Janeiro. O principal objetivo do evento é discutir os impactos causados por grandes empreendimentos sofridos pelas populações que vivem dentro do Mosaico, como a pesca-artesanal, agricultura familiar, entre outros.

No primeiro dia (11/12), os debates serão sobre educação ambiental para a agricultura familiar, e também sobre recursos hídricos e saneamento, no dia (12/12), serão abordados os conflitos no território com destaque para a barragem do Rio Guapiaçu, onde cerca de 15 mil trabalhadores e sua produção de hortigranjeiros  seriam prejudicados, com sua remoção para a construção da barragem e no último dia (13/12) será discutido o escoamento da produção, a formação de arranjos produtivos locais e o fortalecimento das redes agroecológicas que estreitam os laços entre produtores e consumidores de alimentos, sendo a grande questão o barateamento de seus produtos para pagarem um atravessador para transportar sua produção e vendê-los, por falta de condições para transportar seus produtos até os locais de comercialização. Nesse caso, a criação de cooperativas ou outras organizações devem ser incentivadas para que esse deslocamento seja facilitado.

Para maiores informações sobre a questão da barragem, acesse o site: http://www.canalibase.org.br/inea-suspende-licenca-de-barragem-no-guapiacu/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Queimadas e estiagem na região do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu

20 de novembro é dia Nacional da Consciência Negra