Rios da Baixada Fluminense são rios de óleo

Foto: Agência O Globo/ Rio http://oglobo.globo.com/rio/rios-de-oleo-na-baixada-fluminense-7647175


A Bv em Dia esta semana vem relatar um problema que foi destaque na Baixada Fluminense nos últimos dias: a poluição dos rios Pilar, Calombé e Iguaçu em Duque de Caxias por litros de óleo despejados sem tratamento nos mesmos.

No rio Pilar e também alguns dos seus afluentes estão sendo constantemente poluídos por empresas que se localizam em áreas próximas e despejam diversos produtos químicos nestes rios. O INEA, órgão responsável pelo meio ambiente no Estado do Rio de Janeiro, identificou através de operações, empresas próximas, como depósitos de óleo de cozinha, adulteração de combustíveis, entre outras, como as principais causadoras dessa poluição. A situação se agrava ainda mais pelo fato de existir um grande número de pessoas que moram próximas a essas áreas. Segundo a prefeitura de Caxias, pelo menos 400 pessoas vivem em situação de alto risco de contaminação química em contanto com a água, oferecendo ameaças à saúde. É importante lembrar que esse ano, o rio Calombé, localizado numa área de depósito de combustíveis no bairro Figueira pegou fogo devido à sua poluição por produtos químicos, atingindo pessoas e casas.

É preciso lembrar ainda que estes mesmos rios deságuam na Baía de Guanabara, piorando ainda mais a situação da mesma, que ao longo de anos vem sendo cada vez mais poluída e que tenta se recuperar dos impactos sofridos por despejos de lixo, esgoto sem tratamento e de empresas petroquímicas instaladas próximas à margem da Baía, não mencionando ainda que essa mesma Baía irá sediar as atividades das Olimpíadas de 2016, evento de destaque mundial.

Sendo assim, a BV em Dia novamente alerta à necessidade de uma atenção especial dos órgãos responsáveis ao Meio Ambiente, e pede a colaboração de todos os moradores da Baixada Fluminense em relação à preservação desses rios tão importantes para o ecossistema local, pois este influencia não só a vida das pessoas da área como também a vida da Baía De Guanabara como um todo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Queimadas e estiagem na região do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu

20 de novembro é dia Nacional da Consciência Negra