Agrofloresta: Um projeto sustentável na Universidade

A BV em Dia traz essa semana uma discussão bem interessante sobre um projeto que vem sendo desenvolvido pelo professor do curso de Geografia, João Centelhas, com alunos da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro: o projeto da Agrofloresta.
A agrofloresta consiste em uma produção de cultivos em geral (feijão, batata doce, aipim, inhame, coentro, entre outros), plantas frutíferas, flores como o girassol, plantas medicinais, como boldo, buscando sempre uma produção equilibrada em relação ao Meio Ambiente, respeitando os recursos naturais e com a preocupação de gerar produtos saudáveis livres de qualquer tipo de agrotóxico.
“A agroecologia ela é uma prática, uma ciência e até uma filosofia que tem como finalidade a satisfação das necessidades daquele que trabalha na terra.” (Prof. João Centelhas)
O tema da agrofloresta foi pensado durante o projeto de monografia do Prof. João, em que o mesmo apresentou uma crítica à agricultura tradicional ou industrial. Mas foi a partir do trabalho de campo, realizado em 2013, com uma turma da disciplina de geografia agrária, onde se observou um contraste da agricultura comercial com a agroecologia, e a partir desse momento surgiu o interesse dos alunos em por em prática as experiências vividas em Teresópolis. Em entrevista ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos do Espaço da Baixada Fluminense (NIESBF), o prof. João falou um pouco da sua experiência em campo e como se desenvolveu esse projeto dentro da FEBF.

“E foi bem interessante, bem intenso, os alunos gostaram muito do que viram. Observaram que de fato funcionava e depois que a gente voltou desse trabalho de campo alguns alunos que já estavam até pré dispostos a conhecer mais sobre a agroecologia, depois dessa viagem ficaram ainda mais empolgados e isso de alguma maneira  tomou uma certa irradiação até dentro da FEBF de uma maneira bem espontânea e natural.” (Prof. João Centelhas)

Foto: João Gabriel (aluno FEBF) – Início do projeto


 O projeto contou com o apoio da direção da faculdade, que se propôs a disponibilizar as ferramentas necessárias para o início das atividades. Em pouco tempo, já com as ferramentas cedidas, o projeto evoluiu, representando assim um modelo de agroecologia dentro da Universidade.  A agrofloresta é mais que uma técnica, é uma forma diferente de pensar a produção, unindo de uma maneira sustentável o homem ao espaço em que ele vive, aproximando-o das suas práticas de cultivo.

Fonte: João Gabriel (aluno FEBF) – Antes e depois.


Fonte: João Gabriel (aluno FEBF) – Girassol cultivado na agrofloresta.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Queimadas e estiagem na região do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu

20 de novembro é dia Nacional da Consciência Negra