14° Dia da Baixada Fluminense



Fonte: http://noticias.sitedabaixada.com.br/geral/2014/03/29/forum-cultural-da-baixada-fluminense-lanca-cartaz-dia-da-baixada-2014/ - Dia da Baixada Fluminense 2014.


Em um encontro da Comunidade Cultural da Baixada que foi realizado na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ) no dia 09 de dezembro de 2000 surgiu e foi aprovada a ideia de se instituir o Dia da Baixada Fluminense. A Lei nº 3.822, de 02 de maio de 2002, formalizou esta data.

Este evento foi anteriormente pensado em uma das diversas reuniões entre o Programa Integrado de Pesquisas e Cooperação Técnica na Baixada Fluminense (PINBA) e o Instituto de Análises Históricas e Sociais da Baixada Fluminense (IPAHB) com a intenção de identificar pessoas e organizações que colaborassem na divulgação e promoção da cultura na Baixada Fluminense. Neste mesmo evento foram aprovadas ideias como: a constituição do Fórum Cultural da Baixada, a criação do Dia da Baixada e a escolha do mesmo.

Em entrevista à BV em dia, o professor Paulo Mainhard (um dos criadores do Dia da Baixada, na época coordenador do PINBA) evidencia a importância deste dia:

“O DIA DA BAIXADA FLUMINENSE tem por finalidade enaltecer os valores humanos, históricos, sociais, econômicos, etc. da região, principalmente promovendo a autoestima da população da Baixada. A região é rica em valores que precisam ser destacados de modo a fortalecer a autoestima dos baixadenses.”

O dia 30 de abril foi escolhido, pois foi nesse mesmo dia do ano de 1854 que ocorreu a inauguração da primeira Estrada de Ferro do Brasil que ligava o Porto da Praia de Mauá à região de Fragoso, no município de Magé, no pé da serra de subida a Petrópolis (estrada velha). A partir desta Estrada de Ferro, outras foram sendo construídas e ao entorno de suas estações foram surgindo vilas e povoados que deram origem as atuais cidades da Baixada Fluminense.

O dia da baixada é uma oportunidade de celebrar os valores desta região e discutir seus problemas, buscando uma reflexão crítica sobre eles. “Nos 13 anos em que se comemorou o DIA DA BAIXADA (este é o 14º) foram inúmeros e variados os eventos realizados por todos os municípios. Alguns maiores, outros menores e muitos que nem tomamos conhecimento. A preocupação do FÓRUM não é, necessàriamente, a grandiosidade do evento. A idéia é celebrarmos a BAIXADA, destacarmos os seus valores, discutirmos os seus problemas e promovermos a conscientização da sociedade baixadense.” (Professor Paulo Mainhard)

Além da grande diversidade cultural e religiosa presentes nesse território, fruto da influência dos povos que viveram no local (escravos, nordestinos, descendentes europeus e judeus), é importante ressaltar que a área da Baixada Fluminense possui uma grande reserva de Mata Atlântica em seu território, onde se encontram inúmeras áreas de preservação permanente (APA) como exemplo temos: a APA do Gericinó-Mendanha, de Guapimirim, Caixa D`Água, Reservas Biológicas como a do Tinguá e Parques Municipais como o de Nova Iguaçu e da Taquara, com grande variedade de espécies da fauna e da flora.

Neste dia podemos e devemos comemorar os valores, a cultura e o povo desta região, no entanto também é de extrema importância que sejam discutidos os problemas que os moradores vivenciam todos os dias, conscientizando a sociedade baixadense. A Baixada Fluminense tem um dos piores índices de saneamento básico do Brasil, além de sofrer com a falta de segurança e saúde, resultados da negligência do poder público.

Fonte: http://oglobo.globo.com/participe/mat/2009/08/04/internauta-reclama-de-falta-de-saneamento-em-rua-de-duque-de-caxias-757105946.asp - Falta de saneamento básico no Parque Moderno em Duque de Caxias


Fonte: http://oglobo.globo.com/participe/mat/2009/02/19/leitores-pedem-atencao-do-poder-publico-em-caxias-754494597.asp - Falta de saneamento no bairro Jardim Barro Branco  e falta de pavimentação no bairro Vila Santo Antônio, ambos em Duque de Caxias


Comemoramos o Dia da Baixada sem esquecer de cobrar as melhorias necessárias no dia a dia dos moradores desta região que devem ser garantidas pelo Estado (poderes Federal, Estadual e Municipal) e são de extrema importância para a qualidade de vida da população.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Queimadas e estiagem na região do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu

20 de novembro é dia Nacional da Consciência Negra