Rio +20: linha do tempo sobre a história de outras conferências

O evento será realizado nos dias 20, 21 e 22 de Junho de 2012, tendo como principal tema a ser debatida a “economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza”, enfatizando as relações políticas e econômicas que acabam por impactar o meio ambiente. Uma de suas principais discussões é a tentativa de estabelecer um diálogo entre a questão ambiental e a questão econômica, transformando-o em efetivas ações para o desenvolvimento da atual sociedade sem comprometer o progresso de gerações futuras. 

É importante retratar as divergências presentes no debate principal da Conferência das Nações Unidas Sobre o Desenvolvimento Sustentável, que se resume principalmente ao conceito de economia verde. Alguns ambientalistas e estudiosos defendem a idéia de que a Rio + 20 busca convencer o mercado global sobre as oportunidades de lucro que podem obtidos ao se investir no meio ambiente, atribuindo através deste discurso um valor de mercado à natureza. 

Um movimento de grande representatividade que questiona alguns dos pontos debatidos pelo RIO + 20 é a Cúpula dos Povos, que ocorrerá entre os dias 15 e 23 de Junho no estado do Rio de Janeiro, onde serão discutidas as medidas necessárias para se alcançar circunstâncias mais justas nos campos de ações socioambientais. 

O que a Rio + 20 propõe é a mercantilização de todas as dimensões da vida, pontuando que não há outro modo de se relacionar com a natureza que não seja o mercado, dando continuidade á lógica destrutiva do capital que vorazmente se apropria dos recursos naturais, e empreende violentas expropriações a diversas populações. O exemplo mais real desta lógica é a conturbada implantação da usina hidrelétrica de Belo Monte na região Xingu no estado do Pará, que tem chamado à atenção de diversos movimentos sociais devido aos efeitos gerados no seu processo de construção e futuro funcionamento.


 

Comentários

Anônimo disse…
Halo, sou Helena Julio, do Equador, quero falar bem sobre o senhor Benjamin sobre esse assunto. me dá apoio financeiro quando todos os bancos da minha cidade recusaram meu pedido de concessão de um empréstimo de 500.000,00 USD, eu tentei tudo o que pude para obter um empréstimo de meus bancos aqui no Equador, mas todos eles me recusaram porque meu crédito era baixo, mas Com graça de Deus, conheci o Sr. Benjamin, por isso decidi tentar solicitar o empréstimo. com a vontade de Deus, eles me concedem um empréstimo de 500.000,00 USD o pedido de empréstimo que meus bancos aqui no Equador me recusaram, foi realmente incrível fazer negócios com eles e meus negócios estão indo bem agora. E-mail / WhatsApp Entre em contato se desejar aplicar um empréstimo com eles. Lfdsloans@outlook.comWhatsApp Contact: + 1-989-394-3740.

Postagens mais visitadas deste blog

Queimadas e estiagem na região do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu

20 de novembro é dia Nacional da Consciência Negra