Sucateamento da Educação no Rio de Janeiro

Seguindo a onda de greves de Universidades que se alastra pelo país, professores da UERJ decretam GREVE com o apoio do movimento estudantil


RIO – Em assembleia docente, realizada no dia 05 de Junho de 2012, cerca de 700 pessoas entre professores, servidores técnico-administativos e alunos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro se reuniram para decidir se iriam ou não aderir à greve da categoria. O movimento estudantil já havia ao longo da semana declarado seu apoio aos professores, sendo a greve oficializada e iniciada na próxima segunda-feira (11\06).

A paralisação que almeja por melhorias na UERJ tem entre suas principais reivindicações: Dedicação Exclusiva de professores concursados, Recomposição salarial imediata de 22%, Retirada da representação do Governo do Estado no STF contra os triênios e Regularização da situação trabalhista dos professores substitutos.
Em linhas gerais a GREVE é um direito constitucional, e funciona como último instrumento de luta usado pela sociedade. Devemos nos livrar da ideia que assola o senso comum, de que este tipo de movimento é na verdade um período de “férias prolongadas”. Chegar a esse ponto não é uma feliz decisão, mas sim uma extrema necessidade e a GREVE, movida por forte insatisfação e indignação, representa a luta contra o sucateamento que a Educação brasileira vem sofrendo.
Precisamos cobrar do governo o real direcionamento de verbas para as universidades públicas, lutar pela valorização de profissionais, e por uma melhor qualidade no ensino público. Não há melhor momento para agirmos do que este , em que diversas intituições espalhadas pelo país aderiram o movimento grevista.
A união entre professores, funcionários e alunos é fundamental para fortalecer a busca de melhorias para o sistema educacional brasileiro. Afinal de contas, como já dizia Paulo Freire  se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Queimadas e estiagem na região do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu

20 de novembro é dia Nacional da Consciência Negra