BV EM DIA URGENTE: Extermínio de Pescadores Ativistas da Baía de Guanabara



RIO: Em e-mail encaminhado ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos do Espaço da Baixada Fluminense – NIESBF, Alexandre Anderson, presidente da Associação Homens do Mar – AHOMAR, menciona o desaparecimento e a execução de pescadores ativistas que lutavam contra o fim da pesca artesanal, ocasionado pela construção de um gasoduto da Petrobras na Baía de Guanabara.

Na mensagem, Alexandre relata o assassinato de um dos fundadores e líderes locais da AHOMAR, o pescador Almir, que foi encontrado morto, com as mãos amarradas nas costas, tendo marcas nítidas de execução. Pituca, que também é fundador da Associação e único articulador da resistência da pesca artesanal na Ilha de Paquetá continua desaparecido.

Ambos os pescadores haviam saído para pescar na última sexta-feira, e desde então desapareceram. “Pouco tempo depois foi encontrado o corpo de Almir e as buscas pelo paradeiro de Pituca continuam incessantemente.”
Alexandre Anderson, após ter sofrido muitas ameaças e alguns atentados, foi inserido no Programa de Defensores dos Direitos Humanos. No entanto, a proteção não tem sido totalmente eficaz, pois Alexandre e sua esposa continuam recebendo ameaças e correndo sério risco de vida. 

Imagem: Alexandre Anderson – Fonte: O DIA

A situação da pesca artesanal na região de Magé é calamitosa, pois a continuação das obras executadas pela digníssima PETROBRAS leva a devastação dos últimos resquícios de manguezais na baixada fluminense e ao fim imediato da sociedade de pescadores, que sem ter o que pescar, acabam sendo marginalizados, não sabendo o que fazer de suas vidas.

O vídeo a seguir mostra a luta da AHOMAR pela pesca artesanal na Baía de Guanabara:


Seguem nos links abaixo reportagens relacionadas a outros assassinatos de pescadores da AHOMAR:


A BV EM DIA deixa aqui o seu repúdio a esse processo de mercantilização da vida que vêm sendo realizado, onde o desenvolvimento acaba sobressaindo diante de tudo e de todos, através de uma visão estereotipada e alienada de sustentabilidade. É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve.


NOSSA SOLIDARIEDADE A AHOMAR E AOS FAMILIARES E AMIGOS DOS PESCADORES ALMIR E PITUCA!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Queimadas e estiagem na região do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu

20 de novembro é dia Nacional da Consciência Negra