Ato público unificado dos pescadores: 14 anos do vazamento da Petrobrás na Baía de Guanabara

Hoje acontece a manifestação organizada pelo fórum dos pescadores e amigos do mar, na sede da Petrobrás, no centro do Rio, onde sindicalistas, pescadores artesanais, movimentos sociais, relembram as duras consequências que o meio ambiente da Baía de Guanabara sofreu e ainda sofre devido ao vazamento de 18 de janeiro de 2000, onde um duto se rompeu vazando 1,8 milhões de litros de óleo nas águas da Baía.

Até hoje famílias sofrem com as injustiças ambientais e sociais, sem ter condições dignas de trabalho e de vida. É importante lembrar que esse vazamento reduziu em 90% a produção pesqueira na Baía, além de ameaçarem outros ecossistemas como o manguezal e por diversas espécies em risco de extinção!

Sempre lembramos aqui que os conflitos existem até hoje devido aos novos empreendimentos feito por empresas petrolíferas, como a construção do COMPERJ, o projeto de construção da barragem do COMPERJ que desabrigará várias famílias, além do alagamento de áreas para agricultura, responsável por 80% da produção que chega ao CEASA. Mais umas vez, a Bv em Dia apoia a causa e sabe que esta é uma luta diária em busca de justiça ambiental e social e respeito ao meio ambiente e à todas as famílias!




Essa foto ilustra bem a dimensão do vazamento
(Acidente – REDUC – 2000)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Queimadas e estiagem na região do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu

BAIXADA EM PERIGO: 40 ANOS DO ACIDENTE DE 1972 NA REDUC