Consórcio Público de Gestão de Resíduos Sólidos na Baixada Fluminense


Há tempos a questão do tratamento de Resíduos Sólidos vem sendo amplamente discutida. E nesta edição vamos entender como essa situação está sendo tratada na Baixada Fluminense.


Resíduo Sólido ou Lixo definem-se como tudo aquilo não aproveitado nas atividades humanas, proveniente das agroindústrias, comércios e residências. É o lixo, produzido de diversas formas, se tornando altamente tóxico e prejudicial ao meio ambiente quando não tratado de forma correta.   

Em 2010 o Presidente Lula sancionou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que foi o primeiro passo a ser dado para uma destinação final e ambientalmente adequada aos dejetos domésticos e agroindustriais.

E neste mesmo ano a Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro (SEA), estabeleceu a criação de um Consórcio para a Gestão dos Resíduos Sólidos da Baixada Fluminense, tendo como prioridade os resíduos da construção civil. 

De acordo com o projeto protocolado este ano, o objetivo principal será oferecer um destino apropriado para o lixo, que é uma atribulação que assola toda a Baixada. A iniciativa envolve as cidades de BelFord Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu e São João de Meriti.

 O Plano de Resíduos Sólidos na Baixada Fluminense irá promover a coleta por meio de eco pontos, que estarão funcionando até Março de 2013. Esta resolução visa também à diminuição de impactos ambientais da região, acabando com o despejo de entulhos a córregos, margens de rios, nascentes e em outros locais impróprios.
É uma ação mais adequada e econômica de destinação do lixo produzido no meio urbano, que é atualmente uma das maiores dificuldades de gestão de diversos municípios.


A Equipe da BV em Dia espera que essa iniciativa não fique no esquecimento, e que mais ações venham a ser realizadas na região da Baixada Fluminense, que há tempos sofre com o descaso e com a falta de comprometimento de diversas administrações.

Comentários

Wagner Lima disse…
Ótima iniciativa de vocês.
Estão de Parabéns!
Simone disse…
Estamos vivendo um momento na BF, em especial em Caxias, de profundo descaso com relação ao papel do poder público com o lixo. A questão básica da coleta residencial ainda está por vir. Espero que esta iniciativa da SEA possa, ao menos, coibir este tipo de prática.
Valeu Equipe da Bv em Dia... Está atenta as iniciativas de intervenção socioambiental na região.

Postagens mais visitadas deste blog

Queimadas e estiagem na região do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu

BAIXADA EM PERIGO: 40 ANOS DO ACIDENTE DE 1972 NA REDUC