Postagens

Mostrando postagens de abril, 2014

14° Dia da Baixada Fluminense

Imagem
Fonte: http://noticias.sitedabaixada.com.br/geral/2014/03/29/forum-cultural-da-baixada-fluminense-lanca-cartaz-dia-da-baixada-2014/ - Dia da Baixada Fluminense 2014. Em um encontro da Comunidade Cultural da Baixada que foi realizado na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ) no dia 09 de dezembro de 2000 surgiu e foi aprovada a ideia de se instituir o Dia da Baixada Fluminense. A Lei nº 3.822, de 02 de maio de 2002, formalizou esta data. Este evento foi anteriormente pensado em uma das diversas reuniões entre o Programa Integrado de Pesquisas e Cooperação Técnica na Baixada Fluminense (PINBA) e o Instituto de Análises Históricas e Sociais da Baixada Fluminense (IPAHB) com a intenção de identificar pessoas e organizações que colaborassem na divulgação e promoção da cultura na Baixada Fluminense. Neste mesmo evento foram aprovadas ideias como: a constituição do Fórum Cultural da Baixada, a criação do Dia da Baixada e a escolha do mesmo. Em entrevista à BV

O pluviômetro como uma ferramenta didática

Imagem
Prender a atenção dos alunos em sala de aula tem se tornado uma difícil tarefa, devido à quantidade de informações que eles têm acesso a todo tempo através das diversas tecnologias que estão cada vez mais acessíveis a eles. Procurando contornar este problema e buscando fazer com que o aluno compreenda melhor os conteúdos apresentados em sala de aula, a construção de um pluviômetro vem sendo uma proposta pedagógica desenvolvida na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) – UERJ, no curso de licenciatura em geografia, pela professora Flávia Lopes com turmas de Climatologia, com a intenção de ensinar aos estudantes sobre a dinâmica do tempo local de maneira mais didática, tentando despertar o interesse do aluno. Em entrevista à BV em dia, a professora Flávia Lopes explicou a importância desta proposta pedagógica: “A utilização de pluviômetro pet como recurso no processo de ensino-aprendizagem da Climatologia se torna importante quando  permite ao aluno o monitoramento